Atualização de Firmware AG561
Neste artigo, vamos ver os procedimentos para a atualização de firmware do AG561. Abordaremos a atualização para as versões de firmware 6.x, 7.x e 8.x, que são as versões que introduzem a nova interface WEB do equipamento, assim como diversas novas funcionalidades.
Dependendo da versão na qual está o gateway, pode ser necessário efetuar um reset para os padrões de fábrica do mesmo:
Versão Atual | Nova Versão | Reset para os padrões de fábrica |
3.x | 5.x | Necessário reset |
3.x | 6.x | Necessário reset |
5.x | 6.x | Não precisa de reset* |
6.x | 7.x | Não precisa de reset* |
7.x | 8.x | Não precisa de reset* |
*Obs.: Ao atualizar da versão 3.x para a 5.x, sem efetuar o reset para os padrões de fábrica, e posteriormente atualizar para a versão 6.x, 7.x e 8.x, será necessário efetuar o reset do equipamento.
Para realizar a atualização, faça o download do novo firmware disponibilizado em:
Faça o download desse arquivo para o seu computador.
Para realizar a atualização, execute o passo-a-passo abaixo:
- Acesse o gateway através da interface WEB - o ip padrão de gerência é 192.168.1.10 e as credenciais padrão de acesso são usuário admin e senha aligera
- Acesse o menu Configuration e vá até o final da página; (Aplicável para as versões 3.x , 5.x)
- Clique em Export Configuration File, com isso será feito o download das configurações atuais. Após a atualização, esse arquivo NÃO poderá ser utilizado para restaurar as configurações; (Aplicável para as versões 3.x , 5.x)
- Acesse o menu Firmware;
- Logo abaixo de Upgrade, clique em Escolher Arquivo e selecione o arquivo de firmware que foi baixado anteriormente.
- Após selecionar o arquivo, clique em Upgrade;
- Deverá aparecer a mensagem "Please Wait";
- Ao final do processo, aparecerá a mensagem: "Image verified... Ok Writing image... Ok Rebooting in 5 seconds... ", isso indica que o procedimento foi efetuado com sucesso;
- Aguarde a reinicialização do equipamento, isso demora aproximadamente 40 segundos;
- Acesse novamente o equipamento. Para acessá-lo digite no browser somente o endereço IP. Caso dê um refresh na página para acessá-lo novamente, irá aparecer uma mensagem de erro 404 Not Found. Utilize as mesmas credenciais utilizadas anteriormente;
- Acesse o menu Configuration > Firmware e, na seção Firmware, confirme se a versão de software está condizente com a atualização;
- Acesse o menu Configuration > Configuration Management e clique em Reset Configuration. Com isso será efetuado o reset para os padrões de fábrica do gateway, porém mantendo as configurações de IP e de usuário.
- A partir desse momento o gateway já pode ser configurado novamente.