Atualização de Firmware AG561

From Aligera Docs
Jump to navigation Jump to search


Neste artigo, vamos ver os procedimentos para a atualização de firmware do AG561. Abordaremos a atualização para as versões de firmware 6.x, 7.x e 8.x, que são as versões que introduzem a nova interface WEB do equipamento, assim como diversas novas funcionalidades.


Dependendo da versão na qual está o gateway, pode ser necessário efetuar um reset para os padrões de fábrica do mesmo:

Versão Atual Nova Versão Reset para os padrões de fábrica
3.x 5.x Necessário reset
3.x 6.x Necessário reset
5.x 6.x Não precisa de reset*
6.x 7.x Não precisa de reset*
7.x 8.x Não precisa de reset*

*Obs.: Ao atualizar da versão 3.x para a 5.x, sem efetuar o reset para os padrões de fábrica, e posteriormente atualizar para a versão 6.x, 7.x e 8.x, será necessário efetuar o reset do equipamento.

Para realizar a atualização, faça o download do novo firmware disponibilizado em:

Faça o download desse arquivo para o seu computador.

Para realizar a atualização, execute o passo-a-passo abaixo:

  1. Acesse o gateway através da interface WEB - o ip padrão de gerência é 192.168.1.10 e as credenciais padrão de acesso são usuário admin e senha aligera
  2. Acesse o menu Configuration e vá até o final da página; (Aplicável para as versões 3.x , 5.x)
  3. Clique em Export Configuration File, com isso será feito o download das configurações atuais. Após a atualização, esse arquivo NÃO poderá ser utilizado para restaurar as configurações; (Aplicável para as versões 3.x , 5.x)
  4. Acesse o menu Firmware;
  5. Logo abaixo de Upgrade, clique em Escolher Arquivo e selecione o arquivo de firmware que foi baixado anteriormente.
  6. Após selecionar o arquivo, clique em Upgrade;
  7. Deverá aparecer a mensagem "Please Wait";
  8. Ao final do processo, aparecerá a mensagem: "Image verified... Ok Writing image... Ok Rebooting in 5 seconds... ", isso indica que o procedimento foi efetuado com sucesso;
  9. Aguarde a reinicialização do equipamento, isso demora aproximadamente 40 segundos;
  10. Acesse novamente o equipamento. Para acessá-lo digite no browser somente o endereço IP. Caso dê um refresh na página para acessá-lo novamente, irá aparecer uma mensagem de erro 404 Not Found. Utilize as mesmas credenciais utilizadas anteriormente;
  11. Acesse o menu Configuration > Firmware e, na seção Firmware, confirme se a versão de software está condizente com a atualização;
  12. Acesse o menu Configuration > Configuration Management e clique em Reset Configuration. Com isso será efetuado o reset para os padrões de fábrica do gateway, porém mantendo as configurações de IP e de usuário.
  13. A partir desse momento o gateway já pode ser configurado novamente.